Aplicativo Anatel Consumidor

0
144

 No último dia 26, o aplicativo Anatel Consumidor foi lançado pela Agência Nacional de Telecomunicações. O aplicativo permite registrar e acompanhar reclamações por intermédio de dispositivos móveis. A iniciativa pioneira da companhia atraiu todas as atenções no dia de seu lançamento, mas, será que a solução realmente funciona? Confira todos os detalhes da nova ferramenta no artigo abaixo.

Com o aplicativo Anatel Consumidor, a Anatel pretende facilitar o acesso dos consumidores à agência reguladora. Mas, aqui vão algumas observações em relação ao funcionamento da ferramenta: Não é possível abrir uma nova reclamação diretamente no aplicativo, é preciso procurar resolver o problema com a prestadora de serviço desejada. A abertura de reclamação é simples, mas o objetivo da mesma é procurar tratar reclamações que já foram abertas. O protocolo do atendimento fornecido pelo prestador de serviços (Oi, Vivo, Embratel, Calro, Nextel e etc), deve ser inserido junto a nova reclamação para que a Anatel analise o histórico e as causas do problema.
Todas as reclamações são separadas em categorias, ou seja: internet, telefonia, TV, regulamentos e promoções. O consumidor pode reabrir a reclamação em até 15 dias, caso a mesma tenha sido concluída de modo não satisfatório.
  O aplicativo permite sinalizar a agência em casos de atrasos das tratativas após 5 dias da abertura do pedido. O tempo médio para retorno das reclamações varia entre 3 e 5 dias, mas pode chegar até 10 dias dependendo das circunstâncias. O aplicativo Anatel consumidor é compatível com Android 2.3 ou superior, e pode ser baixado diretamente na Play Store  através  descrição
Play Store aplicativo = Anatel Consumidor